São Paulo tem encontro de Projetos Inovadores de Cursos nesta sexta
A universalização do acesso ao ensino superior de grupos socialmente desfavorecidos, em especial afrodescendentes e indígenas. Este é um dos temas do encontro estadual de Projetos Inovadores de Cursos (PICs), que o Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), promove nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, em São Paulo.
Os PICs integram o Programa Diversidade na Universidade e preparam os alunos – principalmente afrodescendentes e indígenas - para o vestibular. Os encontros estaduais - que ocorrem anualmente nos estados participantes - contam com o apoio da Embaixada do Haiti e a participação de vários artistas, como a cantora Leci Brandão, o rapper MV Bill e o músico João Fera. Na cidade paulista, o objetivo é aprofundar o diálogo sobre o combate à discriminação racial e étnica e a evasão de alunos nos cursinhos.
Segundo a coordenadora dos PICs na Secad, Renata Rosa, serão discutidas práticas pedagógicas de combate ao racismo, ações afirmativas de acesso e permanência ao ensino superior de indígenas, afrodescendentes e pessoas de baixa renda. “A discussão é dividida em três eixos: criação de propostas de metodologia anti-racista nos cursinhos, evasão de alunos negros e atividades de formação social e valorização cultural dos negros. Serão apresentadas, ainda, experiências bem-sucedidas”, disse.
O encontro será no San Rafael Hotel, localizado no Largo do Arouche, região central de São Paulo.
Repórter: Sonia Jacinto