Parceria permite avanços em 45 mil escolas públicas
Lançado nesta quinta-feira, 2, pelo Ministério da Educação e pela Petrobrás, o programa Emancipar vai apoiar mais de 45 mil escolas públicas de 5ª a 8ª série dos ensinos fundamental e médio nas capitais e regiões metropolitanas. Serão beneficiados cerca de 460 municípios e 14,7 milhões de alunos.
De acordo com a parceria, firmada no Rio de Janeiro, a Petrobrás entra com R$ 178 milhões. A verba será aplicada numa série de ações, entre elas, oficinas nas escolas nos finais de semana, aquisição de materiais didáticos para uso dos professores em sala de aula, premiação de concursos para alunos, professores e municípios. O objetivo é estimular crianças, jovens, professores e a comunidade escolar a buscar novos conhecimentos e superar desafios através da educação.
O MEC foi representado no evento pelo secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do MEC, Ricardo Henriques (foto). Para ele, “o Emancipar integra a agenda do Fórum das Estatais pela Educação e representa um sinal contundente da opção e da responsabilidade social da Petrobrás na opção pela educação”.
O projeto terá duração de um ano e todos os equipamentos distribuídos para as escolas farão parte de seu patrimônio ao término do período. Além da responsabilidade social, Ricardo Henriques destaca a importância da concentração de esforços para potencializar as ações da educação pública. Neste contexto, professores e estudantes terão a oportunidade de conhecer materiais didáticos com novas abordagens sobre ciências, direitos humanos, ecologia, além de pesquisar e interagir com outros atores sociais e das suas comunidades.
Escola Aberta - A parceria MEC/Petrobrás vai ampliar também o Programa Escola Aberta, desenvolvido pelo Ministério da Educação em conjunto com municípios e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em cerca de mil escolas públicas. A partir de agora, diz Henriques, o Escola Aberta será expandido para mais 7.600 escolas. Destas, 500 receberão o kit inclusão, que inclui equipamentos como teclado em braile, máquina datilográfica em braile, lupa eletrônica, adaptador de campainha, gravador e fones de ouvido.
Repórter: Ionice Lorenzoni