Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > TV Escola mostra carro japonês que não polui a atmosfera
Início do conteúdo da página
Diversidade

Conferência do meio ambiente define delegações

  • Sexta-feira, 10 de março de 2006, 13h50
  • Última atualização em Sexta-feira, 25 de maio de 2007, 08h32

Começaram a ser divulgadas esta semana as listagens das delegações estaduais que participarão da 2ª Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente. O encontro, realizado pelo Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental, numa parceria dos ministérios da Educação e do Meio Ambiente, será realizado de 23 a 28 de abril próximo, em Luziânia, Goiás, com a proposta de popularizar o debate sobre os acordos internacionais dos quais o Brasil é signatário.

Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Paraíba, Paraná, Piauí, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins já definiram suas delegações.

Durante o ano letivo de 2005, cerca de 11 mil escolas e mais de quatro milhões de pessoas debateram temas como mudanças climáticas, biodiversidade, segurança alimentar e nutricional e diversidade étnico-racial. Os participantes elegeram um delegado para representá-los durante a conferência nacional com outros 700 jovens de todos os estados e de outros países. A maioria dos delegados estuda em instituições públicas em municípios do interior.

A conferência cria espaços para o debate nas escolas e incentiva a nova geração a contribuir para as transformações socioambientais e para o reconhecimento da diversidade étnico-racial. Também participarão da conferência cerca de 100 crianças e adolescentes dos grupos de meninos e meninas de rua, quilombolas, indígenas e assentados rurais. "É importante termos a participação de crianças e adolescentes de populações historicamente excluídas de ações do governo para formular as políticas de educação ambiental. Com esses grupos tendo acesso às informações, todos assumem suas responsabilidades e propõem ações transformadoras para melhorar a própria comunidade", disse Rachel Trajber, coordenadora-geral de educação ambiental do Ministério da Educação.

A 2ª Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente terá como resultado final a Carta das Responsabilidades. O documento, que terá versões em linguagem de rádio, hip-hop e jornal, apresentará o compromisso dos jovens com a promoção de um Brasil sustentável, justiça social, ambiental e qualidade de vida para todos. Será entregue ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília, no dia 27 de abril.

A relação dos representantes de cada estado na conferência está na internet.

Hellen Falone

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página