Alunos de relações internacionais e direito podem se inscrever em prêmio de direitos humanos
A página eletrônica da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH) já colocou à disposição dos interessados a ficha de inscrição e o edital do prêmio Sistema Interamericano de Direitos Humanos. O prêmio é direcionado a estudantes dos cursos de direito e relações internacionais. Este é o segundo ano de realização do prêmio, coordenado pela SEDH.
Os candidatos devem elaborar um trabalho com base em um caso hipotético. O Centro de Direitos Humanos e Direito Humanitário da American University cedeu o Caso Juana Olin Contra Iberolância, de autoria de Ariel Dulitsky, especialista da Comissão Interamericana de Direitos Humanos.
Os trabalhos devem ser elaborados por equipes de dois alunos de graduação e um orientador. Eles devem ser inéditos e feitos, exclusivamente, pelos estudantes, com assistência do orientador. As inscrições podem ser enviadas até o próximo dia 21 e o resultado será anunciado no dia 29.
A equipe vencedora estará isenta da taxa de inscrição na competição, que ocorrerá entre 21 e 26 de maio, na American University, em Washington, Estados Unidos. Além disso, no dia 31, os vencedores ganharão passagens para receber a premiação, em Brasília, por ocasião do 27º Período Extraordinário de Sessões da Corte Interamericana de Direitos Humanos, que ocorrerá no Superior Tribunal de Justiça.
Objetivo - O objetivo do prêmio é divulgar e promover o funcionamento do Sistema Interamericano de Direitos Humanos nas instituições de ensino superior brasileiras. O Concurso Interamericano de Direitos Humanos foi criado para ensinar estudantes a usar o sistema legal Interamericano de Direitos Humanos como um meio legitimo para promoção e proteção das violações destes direitos. Mais informações na página eletrônica da SEDH e pelos telefones (61) 3429- 3817 e 3429-9357. (Assessoria de Imprensa da SEDH)