Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Programa concede 900 bolsas para alunos do ensino médio
Início do conteúdo da página
Diversidade

Programa concede 900 bolsas para alunos do ensino médio

  • Segunda-feira, 13 de março de 2006, 13h59
  • Última atualização em Sexta-feira, 25 de maio de 2007, 08h27

O programa Diversidade na Universidade vai custear cerca de 900 bolsas de estudos para alunos do ensino médio de cinco estados, por meio do Projeto de Fortalecimento Educacional de Negros e Negras no Ensino Médio. O objetivo é apoiar os estudantes de ensino médio da escola pública, desde o primeiro ano, com bolsas no valor de R$ 60,00 por mês, aulas de reforço e atividades de discussão sobre relações étnico-raciais.

A ação, denominada PIC do Ensino Médio, será desenvolvida na modalidade piloto e integra o programa do Projetos Inovadores de Cursos (PICs). Os estados beneficiados com o programa são Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Santa Catarina e São Paulo. A seleção das escolas e dos alunos que participarão do programa será feita pelas secretarias de educação destes estados. Cada uma deve indicar 180 alunos.

Segundo a coordenadora do programa, Renata Mello Rosa, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC), os critérios de seleção serão estipulados pelas secretarias de educação. "Mas a condição socioeconômica dos estudantes será fator determinante para a entrada no programa", comentou Renata.

Reunião - Durante dois dias, aproximadamente 70 gestores dos 29 PICs se reuniram com a coordenação da Secad, no Eron Brasília Hotel, em Brasília. O encontro, que terminou na sexta-feira, 10, serviu para fortalecer as instituições contempladas este ano no programa Diversidade na Universidade para o uso correto dos recursos.

"O resultado da oficina foi muito bom. Sentimos que muitos gestores que estão participando pela primeira vez deste projeto saíram fortalecidos em relação ao uso dos recursos e à implementação dos projetos", disse Renata. Neste ano, o PICs vai atender alunos em 12 estados. Cada um dos 29 projetos selecionados terá a missão de desenvolver cursos pré-vestibulares para grupos socialmente desfavorecidos, especialmente afrodescendentes e indígenas, com o propósito de estimular o acesso ao ensino superior.

Sonia Jacinto

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página