Projeto de hortas escolares apresenta escolas-modelo em Goiás
A prefeitura de Santo Antônio do Descoberto (GO) foi anfitriã, na quarta-feira, 31, do evento de apresentação das escolas-modelo do projeto Horta Escolar como Eixo Gerador de Dinâmicas Comunitárias, Educação Ambiental e Alimentação Saudável e Sustentável. A iniciativa é realizada em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).
Participaram do evento o presidente do FNDE, Daniel Silva Balaban; os prefeitos de Santo Antônio do Descoberto, Moacir Machado; de Bagé (RS), Luís Fernando Mainardi; e de Saubara (BA), Antônio Raimundo de Araújo. Os municípios participam da fase-piloto do projeto. O representante da FAO no Brasil, José Tubino, também compareceu, além de dirigentes, professores, merendeiras, pais e alunos de escolas da rede pública municipal.
A apresentação das escolas-modelo de Goiás faz parte da etapa de intercâmbio de experiências entre os municípios. Já aconteceu em Bagé e a próxima será em Saubara. A programação incluiu palestras sobre o projeto, diagnóstico socioeconômico da região, perspectivas de currículo para a educação básica e avaliação nutricional dos alunos, além de exibição de vídeo com experiências em andamento e peça de teatro com alunos do projeto. Ao final, houve uma visita a duas escolas para se conhecer o funcionamento das hortas escolares.
Para o presidente do FNDE, “o projeto está se consolidando e se fortalecendo para uma fase posterior de expansão”. “Um ponto interessante é como os alunos levam para casa hábitos aprendidos nas escolas e, com isso, adquirem melhor educação nutricional”, disse Balaban. Segundo ele, o projeto faz parte de uma política de educação do governo federal acima de questões partidárias e destacou a parceria com a FAO e as prefeituras.
Objetivo – O objetivo das hortas escolares é promover uma educação integral a partir da comunidade escolar, incorporando uma alimentação saudável e ambientalmente sustentável como eixo gerador da prática pedagógica. O projeto começou em maio de 2005 e funciona em 21 escolas nos três municípios, abrangendo 13 mil alunos do ensino fundamental.
A professora Mary Giórgia Machado de Oliveira, da 3ª série do ensino fundamental da escola Chico Xavier, em Santo Antônio do Descoberto, diz que “a experiência é apaixonante e proporciona aprendizado aos professores e alunos. Crianças que, às vezes, são retraídas, na sala de aula se mostram ativas na horta e depois querem trabalhar isso nas disciplinas, escrevendo textos e fazendo outras atividades”. Para o aluno da 4ª série Ênio Félix Gonçalves da Cruz, 11 anos, “as hortas ajudam muito nas aulas de ciências, por exemplo, com a gente aprendendo a fazer os canteiros. A gente aprende muita coisa”.
Orlando Gonçalves