Programa de incentivo ao teatro recebe cerca de 70 propostas
Um mês após a publicação do edital de convocação nº 14/2006, que estabelece os critérios do programa Jovens Artistas, o Ministério da Educação recebeu quase 70 propostas de projetos para realização de espetáculos teatrais com atuação de jovens artistas que estudam em instituições federais de ensino superior (Ifes). A grande demanda das Ifes surpreendeu a equipe responsável pelo programa. Até dezembro, serão liberados R$ 300 mil para financiar os projetos aprovados.
Na quarta-feira, 27, encerraram-se as inscrições desta 1ª edição do Jovens Artistas, desenvolvida pelo Departamento de Política da Educação Superior (Depes) da Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC). Na segunda metade de outubro será iniciado o processo de seleção dos projetos e o resultado geral da classificação dos mesmos está previsto para o final do próximo mês. Cada projeto poderá receber até R$ 30 mil. As universidades brasileiras puderam inscrever mais de uma proposta no Jovens Artistas.
Com o programa, o MEC reconhece o papel fundamental das artes na consolidação das universidades como espaço público de debate, de emancipação e de liberdade de expressão.
Maria Pereira