Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Seminário reúne coordenadores do Projovem Campo em Brasília
Início do conteúdo da página
Diversidade

Governo seleciona instituições de ensino para capacitar gestores sociais

  • Sexta-feira, 29 de setembro de 2006, 13h49
  • Última atualização em Terça-feira, 22 de maio de 2007, 09h39

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) abre, na segunda-feira, 2 de outubro, o processo de seleção de instituições de ensino superior públicas e privadas para constituir uma rede descentralizada de capacitação de gestores. O objetivo é formar multiplicadores e gerentes que atuam nas áreas de assistência social e programas de transferência de renda de 629 municípios do País.

A capacitação, realizada em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), visa aprimorar o monitoramento e a avaliação dos programas sociais. Outra finalidade é contribuir para a implementação do Sistema Único de Assistência Social (Suas), criado em 2005, que reorganiza o atendimento, agiliza os repasses dos recursos federais, respeita as realidades locais e coloca a família como o centro das políticas deste setor.

Serão realizados dois tipos de cursos. Um, em Brasília, para formação de multiplicadores indicados pelas instituições de ensino. O outro, para capacitação de gerentes sociais, acontecerá de forma descentralizada em 16 regiões do País. Esses gerentes deverão ser vinculados às secretarias estaduais e municipais de assistência social nos estados, capitais e cidades integrantes das regiões metropolitanas ou com população de 100 mil ou mais habitantes, ou ainda aquelas enquadradas na Gestão Plena do Suas.

As instituições selecionadas deverão oferecer cursos de capacitação de gerentes, de 160 horas, obedecendo a distribuição das 16 regiões definidas pelo MDS. Também indicarão os professores para a formação dos multiplicadores.

Poderão participar os estabelecimentos de ensino (brasileiros ou não) originários de nações integrantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e que tenham experiência em formação de profissionais do setor público, com ênfase na área social. Além das instituições, consultores de países membros do BID podem se inscrever para ministrar os cursos de capacitação dos gerentes sociais.

Para Raimundo Arias, diretor de Formação e Capacitação da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação do MDS, “essa iniciativa vai proporcionar melhorias no atendimento à população, pois, após qualificados, a expectativa é que os profissionais sejam melhores gerentes e tenham maior eficiência, ou seja, utilizarão melhor os recursos e desenvolverão com mais eficácia as ações, aumentando, por exemplo, a cobertura dos programas”.

As instituições interessadas poderão obter mais informações a partir de 2 de outubro, na página eletrônica do Pnud, por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) ou telefone (61) 3038-9010.

Para acessar a lista dos 629 municípios que participarão do programa de capacitação, os interessados devem acessar a página eletrônica do Ministério do Desenvolvimento Social. (Ascom/MDS)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página