Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Inscrições serão abertas no dia 19; prazo vai até o dia 22
Início do conteúdo da página
Diversidade

Portal MEC amplia padrão de acessibilidade

  • Sexta-feira, 13 de outubro de 2006, 14h14
  • Última atualização em Quinta-feira, 09 de outubro de 2008, 12h27

A partir desta sexta-feira, 13, o portal do Ministério da Educação na internet traz alterações em sua estrutura que vão conferir ao sítio um nível de acessibilidade maior. As mais recentes mudanças serão percebidas especialmente pelos usuários com deficiência visual, inclusive os usuários de programas leitores.

A novidade é fruto de um trabalho de quatro meses feito pela Unidade de Conhecimento Designer da Coordenação-Geral de Informática e Telecomunicações do MEC e tem como referência a Lei 10.098, de 19 de dezembro de 2000. A lei estabelece, entre outras medidas, a ampliação da acessibilidade aos sistemas de comunicação em benefício das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

A primeira fase do projeto foi concluída no mês de julho, com a modificação de mais de 1.100 itens presentes no código do sítio que dificultavam o pleno acesso ao seu conteúdo. Esta etapa inicial conferiu ao Portal MEC o direito de exibir o selo de aprovação de acessibilidade, emitido pela Oscip Acessibilidade Brasil, que atua para a inserção social e econômica das pessoas com deficiências.

Nível de acesso – A segunda etapa aperfeiçoou, ainda mais, o nível de acesso, adequando-o aos padrões sugeridos pelas organizações que tratam da promoção da acessibilidade na rede mundial de computadores. “Nosso trabalho consiste em adaptar o sítio a todo o conjunto de usuários. Isso porque a idéia de acessibilidade inclui não só as pessoas com deficiência, mas também os idosos e usuários de diferentes navegadores”, destaca Wilson Iack, que coordena o projeto.

O surgimento de novos recursos para a promoção da acessibilidade na rede é crescente, dado o grande debate sobre o tema na atualidade. Isso faz com que a manutenção desses recursos nas páginas seja constante. “O nível de acessibilidade que algumas páginas oferecem hoje só foi possível com o desenvolvimento de novas ferramentas tecnológicas”, explica Wilson Iack. Outras informações sobre os princípios de acessibilidade para a web no sítio da Acessibilidade Brasil.

Repórter: Breno Andrade

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página