Encontro consolida mobilização de jovens pela defesa ambiental
Grupos de voluntários entre 15 e 29 anos discutem, desde quinta-feira, dia 2, a participação da juventude em ações de preservação do meio ambiente. Até terça-feira, dia 7, estarão reunidos em Brasília para traçar as perspectivas para 2007.
Os grupos formam os Coletivos Jovens de Meio Ambiente (CJS), instituídos há três anos pelos ministérios da Educação e do Meio Ambiente para atuar ao lado de organizações não-governamentais, governos e empresas, de forma autônoma. Com a participação de representantes de todo o país, o 3º Encontro da Juventude pelo Meio Ambiente culminará com a assinatura de portaria interministerial que institucionalizará o programa e garantirá sua continuidade.
Segundo o coordenador do encontro, Fábio Deboni, o debate vai avaliar a implementação de políticas federais de educação ambiental e reforçar a postura do governo federal em dialogar com os movimentos sociais, sobretudo com os jovens. Pretende-se, também, vislumbrar novos horizontes, incentivar a independência dos coletivos e orientá-los na articulação com outras entidades e na captação de recursos próprios.
Mais informações sobre o encontro pelos telefones 2104-6166 e 2104-6142.
Juliana Meneses