Projeto Gênero e Diversidade na Escola faz sucesso ao enfrentar tabus
O consenso entre os participantes da Oficina de Avaliação do Projeto Gênero e Diversidade na Escola, que terminou nesta quinta-feira, 30, foi que a iniciativa de falar de gênero, relações étnico-raciais, sexualidade e orientação sexual – em um mesmo curso – teve resultado extremamente bem-sucedido. Segundo a coordenadora-geral de Articulação Institucional da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC), Rosiléa Wille, a oficina cumpriu muito bem a função de sensibilizar os professores e os fez refletir sobre suas próprias concepções, muitas vezes preconceituosas, em relação a temas como sexualidade e gênero, por exemplo.
Uma das grandes qualidades da metodologia aplicada durante a oficina, explica Rosiléa, foi permitir o debate em grupo, por meio de fóruns de discussão, de forma intercalada e com reflexão individual, cujos conteúdos abordados e conclusões foram registrados em 'diários de bordo' escritos pelos professores. “Temas até então considerados tabus foram tratados por pessoas com diferentes formações e histórias de vida que, postos em diálogo, proporcionaram abordagens muito inovadoras”, avalia.
Sensibilização – Para a professora Ambrosina Gomes da Conceição, da rede estadual do Rio de Janeiro, que participou da oficina como aluno cursista, a iniciativa evidenciou a possibilidade de se implantar as ações de sensibilização de professores e alunos para enfrentar questões de gênero, orientação sexual e relações étnico-raciais nas escolas. “O curso permitiu que os professores percebessem as possibilidades de atividades que podem ser implantadas no ambiente escolar contra diversos tipos de preconceito existentes”, afirmou.
Na opinião de Ambrosina, o que se percebe hoje é uma dificuldade dos professores de 5° a 8° série de lidar com tais assuntos, por falta de conhecimento a respeito e, também, por não receber capacitação para enfrentá-los. “A questão da diversidade deve ser pensada nacionalmente, sem perder o foco local, pois cada estado e cada cidade possuem suas peculiaridades nesse aspecto.”
Na próxima terça-feira, 5 de dezembro, a professora apresenta o trabalho Múltiplos Olhares, Várias Possibilidades: a Diversidade na Escola, no encontro Diferentes Diferenças: Caminhos de uma Educação de Qualidade para Todos, promovido pela Secad, que será realizado em Brasília (DF).
Gênero e Diversidade na Escola – Participaram da Oficina de Avaliação do Projeto Gênero e Diversidade na Escola professores da rede pública dos municípios que fizeram o curso, professores on-line, que interagiram à distância, e membros das equipes de implementação e coordenação dos cursos nos locais. O curso, que utilizou a plataforma e-ProInfo (ambiente virtual de aprendizagem do Ministério da Educação), teve a carga horária de 200 horas/aula – 30 delas presenciais e 170 de ensino à distância.
O Projeto Gênero e Diversidade na Escola, lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em maio de 2006, é iniciativa da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM/PR), em parceria com o Conselho Britânico, Ministério da Educação – por meio da Secad e da Secretaria de Educação a Distância (Seed) –, Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir/PR) e Centro Latino-Americano em Sexualidade e Diretos Humanos (Clam/IMS/Uerj).
Cristiano Bastos