Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Médicos residentes farão intercâmbio e estágio voluntário
Início do conteúdo da página
Diversidade

Programa resgata jovens em situação de risco

  • Quinta-feira, 21 de dezembro de 2006, 10h48
  • Última atualização em Segunda-feira, 14 de maio de 2007, 09h26

Resgatar jovens em situação de risco por meio de atividades de educação, esporte, cultura e lazer é o objetivo do projeto Força Brasil Jovem, apresentado nesta quinta-feira, dia 21, ao ministro da Educação, Fernando Haddad. A exposição reuniu os 27 coordenadores do projeto em todo o País. Eles receberam a garantia do ministro de que a aproximação com o MEC é bem-vinda. “Vocês são uma juventude motivada, que serve de exemplo para outros jovens que estão em situação de risco”, disse.

Criado há um ano, o Força Brasil atende atualmente 300 mil adolescentes em todo o País. Na área educacional, o programa oferece curso pré-vestibular, reforço escolar, aulas de inglês, francês e espanhol, além de cursos profissionalizantes. De acordo com a coordenadora pedagógica do projeto, Ramona Mercedes Straube, o trabalho feito por voluntários é recompensado pela oportunidade de resgatar a cidadania de antigos detentos e moradores de rua. “É gratificante quando a gente vê um jovem agradecido porque voltou a estudar, fazer esportes e está reintegrado à sociedade”, disse.

Integrante do projeto, Sheldon Silva, 29 anos, de São Paulo, é um exemplo desse resgate. “Há pouco tempo, eu era um ex-detento, morador de rua, e cheguei ao fundo do poço com as drogas. O Força Brasil foi o impulso que eu precisava para voltar à sociedade”, comemorou o aluno de futebol, que promete voltar a estudar em breve. O projeto é coordenado pela Igreja Universal do Reino de Deus.

Flavia Nery

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página