Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Haddad defende cota para escola pública
Início do conteúdo da página
Diversidade

Recife certifica 2.500 adultos

  • Quinta-feira, 05 de julho de 2007, 17h00
  • Última atualização em Sexta-feira, 20 de julho de 2007, 13h36

Haddad entregou certificados de alfabetização a  jovens e adultos do programa Brasil Alfabetizado, em Recife (Foto: João Bittar)Recife — Mais 2.500 estudantes de Recife, matriculados no programa Brasil Alfabetizado, receberam nesta quinta-feira, 5, certificados de alfabetização, em solenidade que contou com a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad.

“A educação é, antes de mais nada, a sensação de pertencer a um coletivo, a uma nação. Agora, vocês têm que ser agentes transformadores da comunidade em que vivem”, diz o ministro. Segundo Haddad, não faltará apoio a todos que quiserem continuar estudando.

Os jovens e adultos recém-alfabetizados que quiserem continuar os estudos serão encaminhados para matrícula na rede municipal de ensino. Eles ingressam no ensino fundamental, modalidade educação de jovens e adultos. As aulas do Brasil Alfabetizado ocorreram durante oito meses em diversos bairros das seis regiões político-administrativas de Recife, utilizando salas de escolas municipais, associações comunitárias, galpões de fábricas, clubes, entidades sociais.

A taxa de analfabetismo no Nordeste, de pessoas entre 15 e 29 anos, é quase cinco vezes maior do que a média do Brasil. Enquanto no Brasil a taxa é de 2,6%, no Nordeste chega a 12,5%. Por isso, o ministro disse que, “o foco do Brasil Alfabetizado está nessa região e não faltarão recursos para o programa”.

Letícia Tancredi

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página