Programa Saberes da Terra terá guia de conteúdo e novo edital
Educadores e alunos do Programa Saberes da Terra contarão com um guia referencial de conteúdo, a ser usado em todo o País. Esta foi uma das decisões tomadas no seminário que discutiu e avaliou o programa. A necessidade de ampliar o Saberes da Terra também foi apontada pelos participantes do seminário, encerrado na semana passada, em Brasília.
Segundo Eduardo d'Albergaria, coordenador do seminário, um novo edital para aumentar a abrangência do programa já está sendo preparado. “Estamos aguardando a definição dos recursos a serem investidos e o número de vagas a serem oferecidas no próximo ano para divulgarmos o edital”, disse.
O programa oferece ensino fundamental com qualificação profissional em produção rural familiar a jovens agricultores com idade entre 15 e 29 anos, alfabetizados, que estejam fora da escola. Até o próximo ano, cerca de 5,5 mil agricultores de 12 estados serão formados.
Com um processo pedagógico que estimula a pesquisa da realidade do aluno para, a partir dela, administrar conhecimentos como os das ciências agrárias, o programa foi avaliado positivamente por gestores, educadores e estudantes. “O retorno que temos recebido das turmas de alunos é muito positivo. Eles dizem que essa é a escola que o agricultor quer”, disse D'Albergaria.
O programa é coordenado pelos ministérios da Educação, do Desenvolvimento Agrário e do Trabalho e Emprego. Os ministérios do Meio Ambiente e da Cultura podem vir a integrar a coordenação.
Maria Pereira