Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > MEC anuncia recursos de R$ 600 milhões para o ensino médio
Início do conteúdo da página
Educação de jovens e adultos

Exame de certificação será aplicado em 965 redes municipais

  • Sexta-feira, 23 de outubro de 2009, 12h09
  • Última atualização em Sexta-feira, 23 de outubro de 2009, 12h09
A edição deste ano do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) será aplicada em 965 redes municipais e em 12 estaduais de educação, além do Distrito Federal. O período de inscrições vai até o dia 30 deste mês — mais de 250 mil candidatos já se inscreveram. As provas estão marcadas para 29 de novembro.

O Encceja é uma oportunidade para quem não concluiu o ensino fundamental no período regular adquirir o certificado de conclusão. A participação é voluntária. A idade mínima exigida para a certificação do ensino fundamental é de 15 anos completos até o dia do exame.

As provas contemplam as áreas básicas do conhecimento. A prova I abrange língua portuguesa, língua estrangeira moderna (inglês), artes, educação física e redação. A prova II, matemática; a III, história e geografia e a IV, ciências naturais. Serão 30 itens de múltipla escolha para cada uma das áreas, além de uma proposta de temas para a redação.

Além do Distrito Federal, participam do Encceja os estados do Amazonas, Maranhão, Minas Gerais Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. Os demais têm a participação dos municípios.

Mais informações sobre o Encceja na página eletrônica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep)

Assessoria de Imprensa do Inep
X
Fim do conteúdo da página