Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Olimpíada Nacional em História abre inscrições para edição 2018
Início do conteúdo da página
Literatura para Todos

Inscrição de obras para jovens e adultos tem prazo até dia 13

  • Sexta-feira, 08 de outubro de 2010, 11h45
  • Última atualização em Sexta-feira, 08 de outubro de 2010, 17h08
O Ministério da Educação recebe até a próxima quarta-feira, 13, inscrições de obras literárias inéditas para a quarta edição do concurso Literatura para Todos. Este ano, podem participar escritores do Brasil e de países africanos de língua portuguesa. O prêmio é de R$ 10 mil para os nove melhores trabalhos. Os autores africanos concorrem entre si, em qualquer gênero, a um prêmio do mesmo valor.

Pelos dados da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do MEC, computados no começo da semana, 40 autores já enviaram trabalhos para o concurso. O maior número de inscritos concorrerá nas categorias poesia (12 autores) e conto (nove).

Para participar do Literatura para Todos, os autores devem apresentar livros inéditos, escritos para neoleitores jovens, adultos e idosos em processo de alfabetização ou matriculados em turmas de jovens e adultos nas redes públicas da educação básica. Conforme o edital do concurso, as obras literárias devem ter narrativa atraente, favorecer o envolvimento afetivo e apresentar uma leitura do mundo.

Nesta edição, o MEC vai selecionar duas obras de cada gênero — prosa (conto, novela ou crônica), poesia, texto da tradição oral (em prosa ou em verso) — uma de perfil biográfico e uma de dramaturgia. Os concorrentes de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe podem escolher uma das cinco modalidades.

As inscrições de autores brasileiros devem ser feitas com o envio das obras literárias pelos Correios para IV Concurso Literatura para Todos – Ministério da Educação, Esplanada dos Ministérios, bloco L, sala 209. CEP 70047-900, Brasília, DF. Os africanos precisam encaminhar seus trabalhos às embaixadas do Brasil em seus países.

Na página eletrônica da Secad são encontrados o Edital nº 5/2010, do Literatura para Todos, e um perfil dos neoleitores brasileiros, elaborado por Elisiane Vitória Tiepolo, mestre em literatura brasileira pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

De acordo com calendário elaborado pela Secad, no dia 18 próximo haverá reunião da comissão de pré-seleção das obras. Em 8 de novembro, a primeira reunião da comissão julgadora e, em 8 de dezembro, a segunda. A publicação dos resultados provisórios, com a abertura do período de recursos, está prevista para 9 de dezembro. Em 13 ou 15 de dezembro serão publicados os resultados finais.

Criado em 2006, o Literatura para Todos premiou dez títulos na edição de 2006; nove, com uma menção honrosa, na de 2007-2008 e outros nove, também com uma menção honrosa, na de 2009. Desde 2008, a coleção integra o Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) do Ministério da Educação.

Ionice Lorenzoni
X
Fim do conteúdo da página