MEC amplia recursos para educação de jovens e adultos
O secretário Ricardo Henriques, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (Secad/MEC), informou que o MEC publicará, em abril, uma resolução interna que amplia os recursos do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) para 3.500 municípios em todo o país. A afirmação foi feita em reunião, ontem, 21, no Conselho Nacional de Secretários de Educação, em São Paulo.
Ocorrerá também a vinculação do EJA ao programa Brasil Alfabetizado, que atualmente são executados de forma isolada. Segundo Ricardo Henriques, a novidade será justamente o tratamento vinculado entre suas ações. "Os programas serão tratados com critérios equânimes e com mais capacidade de alcance", salientou o secretário.
O objetivo é aumentar o poder de planejamento do Brasil Alfabetizado e redefinir os critérios de distribuição dos recursos já existentes do Educação de Jovens e Adultos, ampliando o poder de alcance a todos os municípios que realizam o programa, conforme o censo escolar. Cerca de 2.100 municípios recebem os recursos do Ministério da Educação e, a partir de abril, este número será ampliado para 3.500 cidades.
Continuidade - Do encontro participaram representantes das secretarias estaduais de Educação de todo o país que trabalham os termos do redesenho dos programas em conjunto com a Secad. Recentemente ocorreu, em Brasília, a segunda reunião dos coordenadores estaduais do programa Educação para Jovens e Adultos para apresentar a proposta de continuidade do intercâmbio de políticas do MEC e dos estados.
O diretor de Educação de Jovens e Adultos da Secad/MEC, Timothy Ireland, diz que o programa Brasil Alfabetizado dispõe este ano de R$ 220 milhões para atender 2,2 milhões de alunos. Timothy destaca, também, que a prioridade do MEC é atender o maior número possível de alunos sem esquecer a qualidade do ensino e a manutenção da continuidade do processo de escolarização por meio dos programas do ministério. "A alfabetização é uma etapa inicial do processo de escolarização que tem continuidade no programa Educação de Jovens e Adultos", observou.
Repórter: Sandro Santos