Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Fórum mundial vai debater a educação profissional em Recife
Início do conteúdo da página
Encceja 2017

Privados de liberdade prestam exame a partir desta terça, 19

  • Terça-feira, 19 de dezembro de 2017, 14h29
  • Última atualização em Terça-feira, 19 de dezembro de 2017, 14h31

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Encceja Nacional PPL) 2017 será aplicado nesta terça, 19, e na quarta-feira 20. As provas serão aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação.

No total, são 73.732 inscritos, de 1.323 unidades prisionais ou socioeducativas, localizadas 699 municípios brasileiros. Nessas mesmas datas será feita a reaplicação para 22 participantes afetados por questões logísticas na aplicação regular, realizada em 19 de novembro.

Nesta terça, 19, serão aplicadas as provas para certificação do ensino fundamental: ciências naturais; história e geografia; língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação; e matemática. No dia seguinte, será a vez das provas para certificação do ensino médio: ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens e códigos e suas tecnologias e redação; matemática e suas tecnologias.

As provas ocorrem em dois turnos. Pela manhã, a aplicação vai das 9h às 13h (horário oficial de Brasília). À tarde, o início será às 15h e o término às 20h. Os participantes devem estar na sala de aplicação com uma hora de antecedência.

Encceja PPL – O exame é destinado a pessoas submetidas a penas privativas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade. Cada unidade prisional e socioeducativa conta com um responsável pedagógico para representar os participantes na inscrição e certificação. Ele é o responsável por repassar todas as informações necessárias aos participantes. Candidatos do Encceja PPL devem ter, no mínimo, 15 anos de idade, no caso de quem busca a certificação do ensino fundamental; e 18 anos, para os que pretendem a certificação do ensino médio.

Assessoria de Comunicação Social

X
Fim do conteúdo da página