Belo Horizonte sedia seminário sobre formação de educadores de jovens e adultos
Na busca para fortalecer a educação de jovens e adultos, o Ministério da Educação (MEC) promove, de 22 a 25 de maio, o Seminário Nacional sobre Formação de Educadores de Jovens e Adultos. O evento, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, tem o apoio de instituições de ensino superior do estado. As discussões envolvem representantes do MEC, Fórum Estadual de Educação de Jovens e Adultos, Núcleo de Trabalho da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), pesquisadores e professores universitários.
Para Timothy Ireland, diretor do Departamento de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC), o seminário é de vital importância para promover reflexões sobre o processo de formação em educação de jovens e adultos no Brasil. “Existem poucos cursos de pedagogia que oferecem habilitação na área. Queremos que as universidades assumam a questão, principalmente no âmbito da formação inicial e continuada, da pesquisa e da extensão”, disse.
O seminário vai reunir aproximadamente 70 universidades. Os trabalhos serão apresentados em conferências, mesas-redondas e pôsteres. A expectativa é que as discussões não fiquem somente no nível acadêmico. Ireland espera que elas repercutam nas instituições federais de ensino superior e que fortaleçam os cursos e as perspectivas de cursos de graduação na área de educação de jovens e adultos.
Organização – O seminário foi organizado em parceria com a UFMG e as universidades federais mineiras de Viçosa (UFV), Ouro Preto (Ufop), Juiz de Fora (UFJF), São João Del Rei (UFSJ) e Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg). Os trabalhos apresentados no seminário serão publicados. O MEC estuda a possibilidade de também publicar os trabalhos selecionados na Coleção Educação para Todos. Mais informações sobre a programação do seminário podem ser obtidas na secretaria executiva do evento, pelos telefones (31) 3499-6155 e 3499-5323.
Sonia Jacinto