Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Enem terá aplicação digital em fase piloto em 2020 e deixará de ter versão em papel em 2026
Início do conteúdo da página
Educação de jovens e adultos

Professores da EJA receberão 240 mil kits de livros

  • Sexta-feira, 23 de junho de 2006, 10h14
  • Última atualização em Quinta-feira, 17 de maio de 2007, 09h45

Iniciativa inédita do Ministério da Educação (MEC) pretende auxiliar professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Serão distribuídos 240 mil kits (com cinco livros cada) neste ano para as escolas que promovem a EJA no nível fundamental. O objetivo é melhorar a formação docente.

“É uma ação importantíssima que vai subsidiar os professores em sala de aula com assuntos que estão presentes no dia-a-dia”, afirma Cláudia Veloso Guimarães, coordenadora-geral da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC).

O pacote de livros é composto por cinco cadernos temáticos: Alunas e Alunos de EJA, que mostra o perfil dos estudantes; Sala de Aula como Grupo de Vivência e Aprendizagem, que ensina estratégias para fortalecer vínculos entre educandos e educador; Observação e Registro e Avaliação e Planejamento, dois livros que servem de instrumento para a prática pedagógica; e O Processo de Aprendizagem dos Alunos e Professores, que ensina como aplicar a teoria do conhecimento na prática.

A meta do ministério é atender aos 112 mil professores da EJA que atuam de 1ª a 8ª série, em modo presencial ou semipresencial, e de forma indireta beneficiar também aos 3,3 milhões de alunos matriculados nessas séries.

Jovens e adultos são atendidos pelo MEC através de dois programas:  o Brasil Alfabetizado, que ensina pessoas acima de 15 anos a ler e escrever e já atendeu cinco milhões de pessoas nos últimos três anos, e o Fazendo Escola, que apóia técnica e financeiramente estados e municípios. O kit enviado pelo MEC reforça a ação do Fazendo Escola.

Raquel Maranhão Sá

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página