Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Pesquisas científicas comprovam que o hábito de ler promove o desenvolvimento do cérebro
Início do conteúdo da página
Língua Brasileira de Sinais

Inscrições para exame de proficiência abrem nesta terça

  • Segunda-feira, 31 de agosto de 2009, 16h13
  • Última atualização em Segunda-feira, 31 de agosto de 2009, 16h13

As inscrições aos exames de Certificação de Proficiência no Uso e no Ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Certificação de Proficiência em Tradução e Interpretação da Libras/Língua Portuguesa, integrantes do programa Prolibras, abrem nesta terça-feira, 1º, e se estendem até 30 de setembro. A prova objetiva será aplicada em 25 de outubro e a prova prática em 27 de outubro, em 32 cidades. Para os dois exames podem se inscrever pessoas fluentes em Libras - surdas ou ouvintes – e que tenham concluído ou que concluam este ano o ensino médio ou superior.


Promovido pelo Ministério da Educação em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), o Prolibras será oferecido pelo quarto ano seguido. De 2006 a 2008, segundo dados da Secretaria de Educação Especial do MEC, o programa certificou 4.104 pessoas. Deste conjunto, 1.938 profissionais têm certificado para o ensino da Libras e 2.167, para tradução e interpretação da Língua Brasileira de Sinais.


A prova objetiva terá 20 questões sobre compreensão da Língua Brasileira de Sinais (formulada em Libras) abordando conhecimentos da língua e da legislação específica; e a prova prática terá duração de 15 minutos: será individual, filmada em estúdio, e tratará de um tema do programa de nível médio ou superior.


De acordo com o Edital nº 1/2009, os participantes do exame de proficiência no uso e no ensino da Libras serão avaliados nos aspectos da fluência na língua e competência metodológica para o ensino. A prova prática de proficiência em tradução e interpretação da Libras vai avaliar o candidato sobre quatro competências: fluência em Libras e estruturação textual; fluência em português  e estruturação textual.


O edital, calendários, as 32 cidades onde as provas serão aplicadas e os conteúdos pedidos nas provas de nível médio e de nível superior estão disponíveis na página eletrônica da Ufsc dedicada ao Prolibras.

Ionice Lorenzoni

X
Fim do conteúdo da página