Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Conheça as cinco competências cobradas na redação do Enem
Início do conteúdo da página
Educação especial

Seesp homenageia jovem artista durante encontro

  • Quarta-feira, 03 de agosto de 2005, 13h02
  • Última atualização em Segunda-feira, 14 de maio de 2007, 10h17

Foto: Wanderley PessoaGestores e educadores de 38 novos municípios-pólo do programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade participam, em Brasília, de seminário de capacitação, promovido pela Secretaria de Educação Especial (Seesp/MEC). Somados a outras 106 localidades onde o programa já é desenvolvido, esses municípios, agora, chegam a 144. O total dos municípios atingidos pelo programa passará de 1.869 para 2.174.

A abertura do seminário, nesta quarta-feira, 3, contou com um convidado muito especial. Trata-se de Gabriel da Cunha, que atua na telenovela América, da Rede Globo, e que estuda no colégio Gaspar Martins, Rio de Janeiro. Gabriel tem apenas nove anos e é deficiente visual.

Foto: Wanderley PessoaMais conhecido como Gabrielzinho de Irajá, o garoto tem aparecido em diversos programas de televisão para falar do seu trabalho e do processo de inclusão educacional que está vivenciando. “Sou muito feliz na minha escola. Tudo isso, por causa da inclusão. Lá, faço o que quero”, confessa.

Avanços – O esperto e simpático Gabriel é um exemplo de que a luta pela inclusão deve continuar sendo estimulada pela Seesp. Além da escola e da novela, Gabriel aprende “partido alto” no Cacique de Ramos, um bloco de rua da cidade maravilhosa. Natação e teatro também estão entre as suas atividades.

A secretária da Seesp, Cláudia Dutra, destacou os avanços alcançados pelo programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, desde que começou a funcionar. Nos últimos dois anos 118 mil novos alunos se matricularam no sistema regular de ensino. Das 37 mil escolas voltadas para alunos com necessidades especiais, 32 mil são públicas.

Repórter: Murilo Milhomem


 

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página