Qualificação de professores para educação especial é tema de encontro
Representantes de projetos de capacitação e qualificação de profissionais em educação especial estarão reunidos nesta segunda-feira, 12, e amanhã, 13, em Porto Alegre (RS), no 1º Encontro Nacional do Programa de Educação Especial (Proesp), do Ministério da Educação. Professores e pesquisadores de diversas regiões do país irão expor os resultados dos projetos aprovados desde 2003. Além disso, serão sugeridas melhorias para propostas futuras.
O Proesp é uma parceria da Secretaria de Educação Especial (Seesp/MEC) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), que busca atender às diferenças dos alunos, desde a educação infantil até a superior, por meio do aperfeiçoamento de professores.
O encontro terá a presença do presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, da secretária de Educação Especial do MEC, Claudia Dutra, e dos coordenadores dos 20 projetos de inclusão aprovados. Serão dois dias de discussão, focados em mostrar o panorama da situação educacional brasileira em relação à inclusão especial. Para isso, serão montados grupos de trabalho e será elaborado um relatório.
Os dez projetos apoiados financeiramente pela Capes e Seesp tiveram como meta capacitar professores universitários para viabilizar a inclusão de alunos especiais na vida acadêmica regular. Cada um, com duração de cinco anos e uma verba fixa. Em 2005, outros dez novos projetos que buscam a mesma melhoria inclusiva foram aprovados. Um exemplo é o projeto Revendo as Políticas Públicas para a Educação de Surdos na Bahia e Incentivo ao Potencial Criativo de Alunos Superdotados. Os selecionados também receberam bolsas da Capes.
De acordo com a coordenadora do evento e representante do projeto Educação Especial - Formação de Professores para Escola Inclusiva, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Soraia Napoleão Freitas, desde a implementação das bolsas, os projetos de educação especial tiveram um salto de quantidade e qualidade nas universidades brasileiras. “Sem dúvida, conseguimos muitas conquistas. Mobilizamos os profissionais, realizamos eventos e formamos professores; sem essa verba, nada disso seria possível”, afirma. “Estamos no terceiro livro feito em apenas dois anos. Um sucesso”, completa.
O encontro será realizado no Centro de Eventos do Plaza São Rafael (Av. Alberto Bins, 509), das 8h30 às 18h, em Porto Alegre. (Assessoria de Imprensa da Capes)