Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Ministro é homenageado em comemoração de 184 anos da Polícia Militar
Início do conteúdo da página
Educação especial

Abertas inscrições para o curso de graduação em letras e Libras

  • Segunda-feira, 10 de julho de 2006, 10h10
  • Última atualização em Segunda-feira, 21 de maio de 2007, 09h24

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com outras oito instituições de ensino superior públicas, abre nesta segunda-feira, 10, inscrições para a seleção de candidatos ao curso de graduação em letras e Língua Brasileira de Sinais (Libras). O prazo para inscrição vai até 7 de agosto e o público prioritário são os professores leigos (surdos) que estão em sala de aula trabalhando com a língua de sinais.

O curso, que terá 500 vagas, sendo 60 na UFSC e 55 em cada um dos pólos, será na modalidade semipresencial.  Desde o vestibular, que será no dia 27 de agosto, o candidato deve mostrar fluência em Libras, pois as provas serão na língua de sinais e a compreensão de textos em língua portuguesa. Para todos os conteúdos em língua portuguesa haverá intérprete em Libras. Para concorrer, o candidato precisa ter concluído o ensino médio e se enquadrar em uma das seguintes categorias: ser instrutor surdo de Libras certificado; surdo fluente em Libras; ou fluente na Língua Brasileira de Sinais. A inscrição será feita somente pela internet, mas o candidato deve indicar no ato da inscrição em qual cidade fará a prova e o curso: Brasília (DF), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Santa Maria (RS) e São Paulo (SP).

Calendário – O processo seletivo para a graduação em letras/Libras terá etapa única composta por duas provas objetivas: 15 questões sobre conhecimentos gerais, formuladas em Libras e cinco questões sobre conteúdos da língua portuguesa, formuladas em língua portuguesa. A prova terá duração de três horas, das 14h às 18h do dia 27 de agosto. A UFSC divulgará a relação dos aprovados em 6 de setembro; a matrícula será feita no pólo onde o aluno fará o curso entre 11 e 14 de setembro; e as aulas iniciam em 15 de setembro.

Curso - A duração do curso será de quatro anos e a certificação feita pela UFSC. Os recursos, da ordem de R$ 5 milhões, serão repassados às instituições pelo Ministério da Educação por meio das secretarias de Educação a Distância (Seed) e de Educação Especial (Seesp). A verba pública se destina à remuneração dos assistentes, coordenadores e professores, para a produção de materiais didáticos e para a estrutura física dos laboratórios. De acordo com a coordenadora do curso letras/Libras da UFSC, Ronice Muller Quadros, as nove instituições que integram o projeto vão oferecer aos alunos um guia de estudos em Libras/português, um DVD guia em sinais e ambiente virtual. Cada pólo terá um professor assistente para cada 28 alunos e um coordenador local que será responsável pela estrutura do pólo, pela recepção das videoconferências, encaminhamento das avaliações dos alunos e garantia da acessibilidade dentro da instituição a biblioteca, restaurante, áreas de estudo, lazer.

Pólos – Sob a coordenação da UFSC, o curso será oferecido pelas universidades federais do Amazonas (Ufam), Ceará (UFCE), Bahia (UFBA), Brasília (UnB), Santa Maria (UFSM), estadual de São Paulo (USP), Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines) e Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Goiânia (GO). Consulte a íntegra do edital.

Repórter: Ionice Lorenzoni

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página