Técnicos do MEC avaliam programas em comunidades indígenas
De hoje, 15, até domingo, 20, dois técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e um representante da Coordenação de Educação Escolar Indígena do MEC reúnem-se em São Gabriel da Cachoeira (AM), com as organizações indígenas da região do Alto Rio Negro e com as secretarias estadual e municipal de educação, para avaliar os programas da Merenda Escolar e Dinheiro Direto na Escola (DDE).
Além de verificar o andamento das ações do MEC, os técnicos do FNDE e da coordenação vão auxiliar as organizações indígenas locais e as duas secretarias, na solução do problema de aquisição e distribuição da merenda nas 179 escolas das aldeias. De acordo com o coordenador de Educação Escolar Indígena do MEC, Kleber Gesteira, os povos indígenas do Alto Rio Negro querem que os produtos da merenda sejam adquiridos pela prefeitura nas comunidades. Essa sugestão, explica, atende a dois objetivos: a população passa a ter uma nova fonte de renda com a venda de seus produtos e mantém a tradição alimentar dos povos da região.
As lideranças indígenas e os técnicos das secretarias terão, também, a oportunidade de participar de um minicurso sobre o funcionamento dos programas do FNDE e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (Fundef) e de como os indígenas podem fazer o controle social dos recursos repassados pelo governo federal. Nos dois últimos dias - sábado e domingo - os técnicos visitarão escolas das aldeias próximas a São Gabriel da Cachoeira para conversar com as comunidades e verificar o andamento das ações.
Ionice Lorenzoni