Na reunião do Consed, um balanço da educação indígena e do campo
O Ministério da Educação faz na quarta, 24, e quinta-feira, 25, um balanço do andamento dos programas de educação indígena e do campo, na última reunião ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). O encontro está sendo realizado no Hotel Serra Azul, em Gramado (RS), e também tem por objetivo debater os avanços e tendências referentes à proposta de emenda constitucional (PEC) do Fundo da Educação Básica (Fundeb), assim como o projeto de lei que o regulamenta.
Os parlamentares convidados e secretários de educação também analisam o ensino fundamental de nove anos, a educação de jovens e adultos, o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) e a educação profissional, entre outros temas. Segundo os organizadores do evento, o Fundeb é uma das principais temáticas da reunião.
Atualmente a PEC 415/2005, que cria o fundo, está tramitando na Câmara dos Deputados. Para debater sobre o assunto, o Consed convidou os deputados Severiano Alves (PDT/BA), Iara Bernardi (PT/SP) e Maurício Quintela (PDT/AL). Eles compõem a Comissão Especial criada para discutir o Fundeb. Também foram convidados os senadores Gerson Camata (PMDB/ES) e José Jorge (PFL/PE).
Os representantes do MEC na reunião são Armênio Bello Schmidt, diretor de Educação para Diversidade e Cidadania, Kleber Gesteira, coordenador-geral de Educação Escolar Indígena, e Antônio Munarim, coordenador-geral de Educação do Campo.
Repórter: Sonia Jacinto