MEC apresenta programas no Fórum Paulista de Educação Infantil
As políticas nacionais para a educação infantil e a formação de professores para trabalhar com crianças até seis anos são temas que serão apresentados pela diretora do Departamento de Políticas da Educação Infantil e Ensino Fundamental do Ministério da Educação, Jeanete Beauchamp, amanhã, 7, no Fórum Paulista de Educação Infantil.
O evento tem como tema Políticas Públicas para a Educação Infantil: financiamento e ensino fundamental de nove anos e será realizado no auditório da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, com a presença de secretários municipais de educação, professores universitários e estudiosos.
Entre os temas da educação fundamental, Jeanete Beauchamp vai apresentar o Pró-Infantil, programa para a formação de professores da educação infantil, e a série de dez seminários regionais que o departamento realiza, com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), entre abril e junho, em capitais de todas as regiões. O primeiro seminário será em Cuiabá (MT), de 13 a 15 deste mês, para os dirigentes das secretarias estaduais e municipais de educação de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins e do Distrito Federal.
De acordo com Jeanete Beauchamp, como a educação infantil atende às crianças até seis anos, a discussão sobre os nove anos do ensino fundamental tem relação com as políticas da educação infantil. A ampliação é para tornar obrigatória a oferta da educação pública aos seis anos. "Entrando mais cedo na escola, a criança terá mais chances no aprendizado, menor vulnerabilidade a situações de risco e aumento da escolaridade", diz.
Prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e no Plano Nacional de Educação (PNE), a ampliação do ensino fundamental para nove anos está em discussão desde 2003. Dados do Censo Escolar de 2003 indicam que 11.510 escolas públicas já ofereciam os nove anos nessa data e apenas seis estados não tinham iniciado a ampliação.
Seminários - Os seminários promovidos pelo Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) pretendem ouvir secretários estaduais e municipais de educação e estudiosos e preparar o seminário nacional, que será nos dias 7 e 8 de julho, em Brasília. Os encontros regionais ocorrerão em Cuiabá (MT), de 13 a 15 de abril; Rio Branco (AC), Curitiba (PR) e Guarulhos (SP), de 11 a 13 de maio; Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS) e São Luís (MA), de 18 a 20 de maio; Belém (PA), Maceió (AL) e Natal (RN), de 1º a 3 de junho. Informações na página eletrônica do MEC/SEB, por correio eletrônico (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) ou pelos telefones (61) 2104-9677 e 2104-7876.
Ionice Lorenzoni