Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Inep realiza em Belém encontro sobre segurança para o exame
Início do conteúdo da página
Educação infantil

MEC e governo de Goiás inauguram creche no município de Valparaíso

  • Quinta-feira, 06 de fevereiro de 2020, 10h29
  • Última atualização em Sexta-feira, 07 de fevereiro de 2020, 14h55

Unidade conta com cinco salas de aula, cadeiras, mesas, quadros, brinquedoteca e área externa para banho de sol


Uma das salas de atividades do Centro Municipal de Educação Infantil Zacarias Martin Bajo Castrillo, em Valparaíso (GO) (Foto: Diego Dubard/MEC - 05/02/2020)


Larissa Lima e Shismênia Oliveira, do Portal MEC

Mais uma iniciativa em prol da educação infantil de qualidade. O Ministério da Educação (MEC) e o governo de Goiás inauguraram nesta quarta-feira, 5 de fevereiro, o Centro Municipal de Educação Infantil Zacarias Martin Bajo Castrillo (CMEI), no município de Valparaíso. Serão 188 crianças, de 3 a 5 anos, divididas em turnos matutino e vespertino, serão atendidas.

A unidade está instalada no bairro de Parque Esplanada V. A nova estrutura conta com cinco salas de aula interligadas a dois banheiros, cadeiras, mesas, quadros, brinquedoteca e área externa para banho de sol.

Antes, a creche funcionava em um prédio alugado no mesmo bairro e atendia 150 alunos. Agora, com a inauguração do novo espaço, foram criadas novas 80 vagas. Neste momento, não há lista de espera na unidade. As aulas começam na próxima segunda-feira, 10.

Na cerimônia de entrega, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, destacou o trabalho conjunto entre União e estado, respeitando a autonomia de cada ente. "Sabem por que Goiás está recebendo tanto? Creche, escola cívico-militar? Porque o governador quer", afirmou. 

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), por sua vez, falou que a creche é uma oportunidade para a criança ter um futuro melhor. "[O objetivo é dar] A condição de amanhã [a criança] ser uma pessoa que sabe se expressar e quem sabe poder cursar um curso não com o objetivo de ter um diploma, mas de ter conteúdo para exercer a sua profissão", afirmou.

Proinfância – A unidade, que custou R$ 1,2 milhão, foi construída com recursos do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (ProInfância), coordenado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao MEC. A obra é classificada como do Tipo 2, que prevê a construção em terreno regular com medidas de 45 metros de largura por 35 metros de profundidade.

O programa tem o objetivo de garantir o acesso de crianças a creches e escolas, além de atuar na melhoria da infraestrutura física da rede de educação infantil.


Solenidade de Inauguração da Creche ProInfância Esplanada V - Valparaíso de Goiás/GO  Fotos: Diego Rocha/MEC

X
Fim do conteúdo da página