Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Governo quer chegar a 86 mil escolas com banda larga
Início do conteúdo da página
Escolas rurais

Governo quer chegar a 86 mil escolas com banda larga

  • Quinta-feira, 27 de agosto de 2009, 19h13
  • Última atualização em Sexta-feira, 28 de agosto de 2009, 11h28
Foto: João BittarO Programa Banda Larga nas Escolas quer chegar a 86.233 escolas rurais. O debate sobre o atendimento desta demanda foi feito nesta quinta-feira, 27, em encontro de empresas do setor de telecomunicações e representantes governamentais, no Guarujá, litoral paulista. 
 
Após um e ano meio de execução do programa que começou pelas escolas urbanas, o secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação, Carlos Eduardo Bielschowsky, disse que a expansão do serviço é positiva. A parceria entre as teles e o governo federal já beneficiou a 29.014 escolas urbanas e a 24 milhões de estudantes, de 3.124 municípios.
 
Bielschowsky avalia que a meta de atender a 56.685 escolas e 37,1 milhões de alunos em áreas urbanas será cumprida até 2010. A atenção, agora, é como levar o serviço de internet mais rápida para as escolas rurais. “Temos 17% dos alunos brasileiros concentrados nas mais de 80 mil escolas rurais”, observou.

Segundo o diretor da Agência Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), João de Deus Pinheiro de Macedo, as empresas enfrentam dificuldades para instalar a banda larga em áreas rurais, mas garantiu que o acordo com o governo, para levar o serviço a todas as escolas até 2010, será alcançado. “É empolgante ver a satisfação de dirigentes públicos e as ações concretas de educação que estão sendo realizadas com a instalação da internet rápida”, disse.
 
Qualidade do serviço – A qualidade da banda larga oferecida foi outro tema abordado no encontro. O secretário mostrou que o MEC faz o acompanhamento por meio de um software desenvolvido pelo Ministério do Planejamento e Dataprev. Pelo modem (aparelho de transmissão do sinal de internet) são verificados o tráfego, o uso, e a rapidez da banda larga nas escolas. O secretário Carlos Bielschowsky aproveitou o encontro para pedir às teles um aumento de velocidade de 1 megabit para 2 megabits em escolas que possuem mais de um laboratório de informática.
 
Adriane Cunha
X
Fim do conteúdo da página