Ensino técnico: artigo do presidente Lula
Em artigo veiculado nesta quinta-feira, 5, em vários jornais do país, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva diz que o ensino técnico está em festa. Lula comemora a ampliação da rede federal de educação profissional e tecnológica e a democratização do acesso ao ensino superior nas universidades federais.
No texto, Lula destaca a construção, em apenas sete anos, de 214 novas escolas técnicas, contra 140 construídas desde a inauguração da rede federal, em 1909, até 2002.
Serão 500 mil matrículas em 2010, lembra o presidente, para assegurar acesso à educação de qualidade e inserção digna no mercado de trabalho de mais jovens. A ampliação das vagas, ressalta Lula, leva em consideração a realidade local a fim de dinamizar a economia do interior.
Além da ampliação da rede federal de educação profissional e tecnológica, o presidente também comemora a expansão de vagas no ensino superior, com a criação de novas universidades e extensões universitárias e a partir do Programa de Apoio a Planos de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais (Reuni). O programa já permitiu duplicar o número de vagas de ingresso nas universidades, enfatiza o texto, e leva ensino superior de qualidade ao jovem do interior.
O presidente também destaca a importância do Programa Universidade Para Todos (Prouni) – que concede bolsas de estudo a jovens de baixa renda em instituições privadas de ensino superior – e fala da experiência de vida, em que o ensino técnico foi fundamental para sua formação.
Leia o artigo.
Assessoria de Comunicação Social