Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Brasileiro premiado na Espanha
Início do conteúdo da página
Educação profissional e tecnológica

Presidente aconselha jovens a estudar

  • Sexta-feira, 06 de março de 2009, 15h37
  • Última atualização em Terça-feira, 10 de março de 2009, 14h13

Para o aluno Valdinei José Fávero, que faz o curso técnico de mineração no campus de Nova Venécia, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, a formação profissional é a porta de entrada para os jovens no mundo do trabalho. Fávero representou os estudantes do instituto na cerimônia de inauguração de quatro campi, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Educação, Fernando Haddad.



Na cerimônia, o presidente Lula deu um conselho aos jovens. Não desanimem, disse, por pior que seja a situação que algum de vocês possa enfrentar, porque a educação é um passaporte para a vida profissional. E para os pais que estavam na solenidade, o presidente lembrou que nada é mais sagrado para a independência de uma pessoa que a profissão, especialmente para as mulheres.



Já o ministro Haddad agradeceu a senadores e deputados pelas iniciativas das emendas de bancada e individuais que fortalecem e ampliam os investimentos em educação. “Sem parceria não se vai muito longe”, explicou, lembrando que o prédio do campus do Instituto Federal em Linhares foi construído e pago com recursos da prefeitura. O MEC, disse, fica responsável pelo custeio da escola e o pagamento de professores e servidores.



A criação de um sistema nacional de educação foi outro tema tratado por Haddad. “A educação básica, profissional e superior são elos do sistema, que permitem que o mesmo governo que aprova o piso salarial dos professores, faça creches; que o mesmo governo que amplia a educação profissional, conceda bolsas de estudos para universitários, por intermédio do ProUni e para a pós-graduação.”



As escolas técnicas federais inauguradas hoje estão situadas nas cidades de Nova Venécia, Linhares, Aracruz e São Mateus, todas campi do Instituto Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Espírito Santo.

Assessoria de Comunicação Social

 

Leia mais...
Escolas técnicas para o Espírito Santo

X
Fim do conteúdo da página