Capacitação usa método de certificação por competência
Um dos temas que está sendo repassado pelos canadenses para os docentes dos institutos federais do Rio Grande do Norte e da Paraíba é a Avaliação e Reconhecimento da Aprendizagem Prévia (Arap), que consiste no reconhecimento dos saberes adquiridos no decorrer da vida, uma espécie de certificação por competência.
O treinamento integra a cooperação entre a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação e a Associação Comunitária dos Colleges Canadenses (ACCC) para implantação do Mulheres Mil. O programa é executado por 12 institutos federais do Norte e Nordeste e beneficiará cerca de mil mulheres até 2010.
A capacitação está sendo ministrada por Claude Levasseur e Hélène Lebreux, professores do College Cegép de la Gaspésie et des Îles. A instituição oferta qualificação profissional na área de pesca e artesanato para alunos não-tradicionais, capacitações que estão sendo ministradas para as mulheres nesses dois estados.
Maria Soares, docente do Mulheres Mil do RN, está participando do curso de Arap, e destacou que um dos pontos altos é a discussão sobre os critérios e contextos das competências. “É um desafio implantar essa metodologia, mas é importante que seja realizada. No meu estado, irei multiplicar o conhecimento adquirido aqui com os professores que ainda serão contratados para os cursos de qualificação, que deve começar em abril”, destaca Maria Soares.
Assessoria de Imprensa da Setec