Alunos do instituto catarinense têm aulas em aviário-escola
O município de Concórdia, localizado no meio-oeste de Santa Catarina, é conhecido na região por ser um pólo agropecuário, especialmente na criação de suínos e aves. Lá estão algumas das maiores empresas frigoríficas do país. Para capacitar os profissionais que trabalham na região, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense oferta cursos voltados para a agricultura, a zootecnia e a agroindústria. Os alunos dispõem, inclusive, de um aviário-escola.
Local de aulas práticas, o aviário-escola foi montado em parceria com a Sadia, fundada na região. A empresa atua no segmento agroindustrial e na produção de alimentos derivados de carnes suína, bovina, de frango e de peru, além de massas, margarinas e sobremesas. “Visando obter mão-de-obra qualificada, a Sadia aparelhou há dois anos o aviário-escola, utilizado pelos alunos para implementar na prática o conhecimento adquirido em sala de aula”, conta a coordenadora de integração escola-comunidade do instituto federal catarinense, Alessandra Portolan.
A empresa também requisita profissionais do curso técnico em agropecuária para trabalhar nas áreas de extensão, fomento e assistência técnica e o tecnólogo em alimentos para atuar no controle de qualidade e laboratórios. Um dos beneficiados pela parceria entre o instituto e a empresa é Luiz Carlos Follmann, ex-aluno do curso técnico em agropecuária. Hoje, ele é funcionário da Sadia.
“Posso dizer que a participação da escola técnica na minha vida foi e continua sendo de construção do conhecimento e desenvolvimento profissional”, diz Follmann. Agora, ele voltou à instituição para cursar o nível superior de tecnologia em alimentos.
O instituto federal catarinense existe há 38 anos e habilitou cerca de quatro mil técnicos na última década. Segundo Alessandra, a escola capacita profissionais que, em sua maioria, acabam trabalhando nas agroindústrias da região. “Já que aqui é um pólo agroindustrial, o aluno pode ter estágio e até emprego assegurado após formado”, afirma a coordenadora. Além da Sadia, outras empresas como Seara, Perdigão e Batavo e cooperativas como Copérdia e Cooperalfa também absorvem alunos da instituição.
Desde sua criação, o campus de Concórdia do instituto federal catarinense oferta cursos técnicos concomitantes com ensino médio. Em 2005, a instituição passou a oferecer o curso de tecnologia em alimentos, hoje com quatro turmas em andamento.
Assessoria de Comunicação Social
Confira as notícias sobre os Institutos Federais