Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Unifesp ganha dois campi
Início do conteúdo da página
Institutos federais

Escola desenvolve equipamento para monitorar trânsito em Goiânia

  • Quarta-feira, 10 de junho de 2009, 11h16
  • Última atualização em Terça-feira, 28 de julho de 2009, 15h55
A Prefeitura de Goiânia firmará convênio com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás para o desenvolvimento de tecnologia própria de fabricação dos fotossensores a serem usados na cidade. O instituto terá seis meses, contados a partir da assinatura do convênio, para entregar os equipamentos à prefeitura.

Fotossensores são equipamentos instalados nas médias e grandes cidades para fiscalização de trânsito. Instalados nos semáforos, eles registram infrações como avanços de sinal e conversões proibidas. Poucas empresas fabricam fotossensores no Brasil e nenhuma se dispõe a vender os equipamentos às prefeituras — preferem alugá-los.

Segundo o professor Carlos Bezerra, da Coordenação de Eletrotécnica do instituto, a ideia é substituir, em seis meses, os atuais fotossensores da cidade com a mesma tecnologia dos atuais. Depois, serão ampliadas as possibilidades de gerenciamento de trânsito. Após a entrega do equipamento, o instituto fará a manutenção ou treinará servidores municipais para execução do serviço.

O reitor da instituição, Paulo César Pereira, ressalta que o convênio será vantajoso para a prefeitura porque a escola não visa a lucro. “Queremos desenvolver a tecnologia e oferecê-la à prefeitura. Ainda não podemos falar em percentual, mas podemos garantir que haverá redução dos custos para o Poder Público.”

Assessoria de Imprensa da Setec

Confira as notícias sobre os Institutos Federais
Assunto(s): Setec , Goiás
X
Fim do conteúdo da página