Alunos catarinenses cozinham para pessoas carentes
Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina visitaram diversas instituições de caridade da região metropolitana de Florianópolis e prepararam o almoço para as pessoas ali abrigadas. A iniciativa dos alunos do curso técnico em cozinha do campus Florianópolis Continente contou com o apoio do Programa Sesc Mesa Brasil, que recolhe alimentos não aproveitados pelos supermercados, mas em condições de consumo.
Implantada há dois anos, a atividade não se resume à produção de refeições. Os estudantes visitam a cozinha das instituições e identificam a forma de trabalho, com base em critérios como higiene e manipulação dos alimentos. “É uma experiência diferente daquelas com as quais a maioria dos alunos está acostumada”, explica a professora Gladis Slonski. “Para essas instituições, nossa atividade é muito importante.”
A próxima etapa do projeto será a elaboração de um relatório, a ser encaminhado ao projeto Mesa Brasil e às instituições visitadas. O documento conterá recomendações sobre o tratamento dado ao lixo e sobre as condições de higiene nas quais são manipulados os alimentos, entre outros aspectos.
Assessoria de Imprensa da Setec
Confira as notícias sobre os Institutos Federais