Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Estudantes devem ficar atentos a certificação e regularidade de instituições privadas
Início do conteúdo da página
Educação tecnológica

Cefet-MG forma trabalhadores para a construção civil

  • Quinta-feira, 06 de agosto de 2009, 16h08
  • Última atualização em Quinta-feira, 06 de agosto de 2009, 16h08

No próximo dia 8, sábado, o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) realizará a formatura de 82 alunos dos cursos de capacitação em gestão de obras, instalações elétricas prediais e gestão da qualidade. Os alunos estão habilitados para trabalhar como pedreiros, serventes, mestres-de-obras e outras atividades da construção civil.


A iniciativa faz parte do Programa de Estudos em Engenharia, Sociedade e Tecnologia (Progest), que é conduzido por alunos do Cefet-MG. Além de organizarem a logística de realização dos cursos, os alunos também ministram as aulas. O trabalho é orientado por professores, engenheiros e ex-alunos das engenharias de produção civil e elétrica e dos cursos de administração e de edificações da instituição.


Com duração de seis meses a um ano, os cursos de capacitação oferecem disciplinas como matemática, informática, segurança no trabalho, ergonomia, meio ambiente, materiais de construção, gestão de pessoas e leitura de projetos de arquitetura, hidráulico, estrutural e elétrico.


O encarregado de obras Dierri Pereira da Silva, 42, casado e pai de dois filhos que fez o curso de gestão de obras afirmou que o curso serviu para capacitá-lo tecnicamente. "Sempre achei que estava fazendo certo, mas, vi que não. Eu não tinha conhecimento técnico, fazia do jeito que achava melhor. Agora me sinto mais capaz, mais seguro", disse.


Para a aluna da engenharia de produção civil, Jussara Teles, o curso representou uma oportunidade de troca de experiências e de aprendizado entre os participantes. "Essa é uma iniciativa de grande relevância educativa, tecnológica e, sobretudo, social. Ao se capacitar, o profissional conquista mais espaço no mercado de trabalho, podendo aumentar sua renda. Isso repercute positivamente na vida dele e de toda a família", ressaltou.


Assessoria de Comunicação Social do Cefet-MG

Assunto(s): Cefet , Progest , construção civil
X
Fim do conteúdo da página