Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Escolas têm prazo até esta quarta para informar sobre alunos
Início do conteúdo da página
Educação profissional

Núcleo de pesquisa em pesca familiar é instalado em Ilhéus

  • Terça-feira, 10 de novembro de 2009, 10h56
  • Última atualização em Terça-feira, 10 de novembro de 2009, 10h56
Será implantado em Ilhéus, Bahia, nesta quarta-feira, 11, e na quinta, 12, o 21º núcleo de pesquisa aplicada em pesca e aquicultura familiar do país. Com ele, serão ampliados, além do conhecimento tradicional dos pescadores, a produção e a difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos.

Durante a implantação, serão apresentados os programas do governo federal para a área e as ações de estímulo ao setor na Bahia. Também serão mostradas experiências de colônias de pescadores, com seus desafios e perspectivas. Os núcleos resultam da política de formação humana na área de pesca marinha, continental e aquicultura familiar implementada a partir de acordo firmado em 2006, renovado este ano, entre os ministérios da Educação e da Aquicultura e Pesca.

Segundo o coordenador de pesca da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, Edmar Almeida de Moraes, cada instituto federal de educação, ciência e tecnologia deve ter um núcleo de pesca. “A criação de núcleos de pesquisa aplicada na área de pesca ocorreu para ampliar e sistematizar as informações referentes ao setor pesqueiro e para que haja oferta de cursos”, explicou.

O encontro em Ilhéus ocorrerá na sede da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac).

Ana Júlia de Souza
X
Fim do conteúdo da página