Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > MEC realiza capacitação em inovação para a Rede Federal
Início do conteúdo da página
Fórum Mundial

Feira comercializa produtos e serviços a preços acessíveis

  • Terça-feira, 24 de novembro de 2009, 18h08
  • Última atualização em Quarta-feira, 25 de novembro de 2009, 20h12

Artesanato indígena, roupas e acessórios personalizados, bijuterias, crochê, bordados, tapetes, biscuit, um instituto de beleza e muitos outros produtos e serviços estão reunidos em um único espaço: a feira da economia solidária do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. O encontro ocorre no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, até a próxima sexta-feira, 27.


Ao todo, 20 instituições que trabalham com geração de renda coletiva, baseadas no tripé econômico, social e ambiental, comercializam os seus produtos a preços mais baixos que os de mercado.


O estande da etnia indígena etinioca, por exemplo, oferece produtos feitos a partir de matérias-primas extraídas da natureza há 50 anos por mulheres, homens e crianças de várias etnias do Brasil. Eles trabalham para divulgar a cultura indígena, principalmente por meio do artesanato. Madeiras, penas, sementes e capim dourado são alguns dos materiais usados para compor porta-moedas, cachimbos, lanças, bolsas, pulseiras e colares. Tudo com a originalidade indígena e a preços acessíveis, a partir de R$ 2,00. “Com muito respeito ao meio ambiente, utilizamos da melhor forma possível tudo o que a mãe natureza tem para nos oferecer”, resumiu a índia paraense Airy, do povo gavião.


Instituto de beleza – Para cuidar da imagem dos participantes do fórum, 15 alunos do curso profissionalizante de administração, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, unem o útil ao necessário. O grupo aproveita o evento para colocar em prática o plano de negócios do instituto de beleza Feliccitá. Com preços fixos, limitados a R$ 10, os estudantes oferecem serviços como manicure, pedicure e escovação de cabelo. Com um público de 15 mil pessoas, cliente não falta.   


A feira da economia solidária faz parte da programação permanente do fórum e está situada na ala oeste do Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Assessoria de Comunicação Social do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica

Leia aqui outras matérias sobre o Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica

Assunto(s): Fórum Mundial , Setec
X
Fim do conteúdo da página