Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Vídeo premiado sobre bullying será exibido nesta segunda, 20
Início do conteúdo da página
Educação profissional

Estudantes atuam em cursos para jovens e adultos no Piauí

  • Segunda-feira, 04 de janeiro de 2010, 13h04
  • Última atualização em Segunda-feira, 04 de janeiro de 2010, 13h06
Estudantes dos cursos de licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí desenvolvem uma experiência inovadora. Eles estão atuando como monitores em cursos técnicos de nível médio oferecidos a jovens e adultos. O projeto-piloto reúne dez alunos de quatro cursos de licenciatura do campus de Teresina. Sem sair do ambiente escolar, os estudantes começam a ganhar experiência profissional e ajudam pessoas que não tiveram a oportunidade de passar pelo ensino regular.

“É uma iniciativa que traduz a proposta de interação dos institutos federais”, afirma Vânia do Carmo Nobile, coordenadora do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Nos institutos, segundo ela, o mundo do trabalho é inserido no cotidiano. “São instituições nas quais existe forte conexão entre a educação formal e o mercado de trabalho”, ressaltou.

Layara Campelo dos Reis, que faz o curso de licenciatura em biologia, é uma das monitoras do instituto piauiense. Há seis meses, ela ajuda estudantes do curso técnico em edificações e também de manutenção e suporte de computadores. “É uma experiência enriquecedora”, afirma. “Conheci histórias de vida diferentes e importantes para o processo ensino-aprendizagem.”

Ana Júlia Silva de Souza

X
Fim do conteúdo da página