Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Brasil Alfabetizado encerra oficinas
Início do conteúdo da página
Tecnologia

Aberto edital para produção de projetor interativo

  • Segunda-feira, 21 de junho de 2010, 17h36
  • Última atualização em Segunda-feira, 21 de junho de 2010, 17h36
Empresas nacionais poderão participar de processo licitatório para o fornecimento mínimo de 20 mil projetores interativos. A especificação técnica será baseada no projeto-piloto do Projetor Proinfo, criado pelo Ministério da Educação, que reúne em um único equipamento projeção, computador e acesso à internet. A ferramenta servirá de auxílio ao uso das tecnologias da informação e comunicação na sala de aula.

As empresas concorrentes deverão apresentar um projeto de acordo com as especificações técnicas solicitadas no termo de referência. O equipamento deverá ter sistema integrado de multimídia, com projeção de imagens, sistema de som, memória mínima de um gigabyte, teclado integrado ao gabinete, rede sem fio integrada e ter no máximo cinco quilos, entre outras características.

Desde 2009, dentro do projeto-piloto, 350 escolas em todo o país estão recebendo o aparelho multimídia do MEC para testar o equipamento, desenvolvido em colaboração com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O aparelho, que já está em análise para registro de patente no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), nasceu como uma solução portátil multimídia que agrega funcionalidades de projetor e unidade de processamento de baixo custo. O uso é focado na dinâmica dos trabalhos em sala de aula, possibilitando conexão com a internet, portabilidade, manipulação de conteúdo multimídia (como vídeo e apresentação de slides, com projeção em diversos tipos de ambientes), desenvolvimento de tarefas colaborativas e apresentação de conteúdos educacionais. Para o secretário de educação a distância do MEC, Carlos Eduardo Bielschowsky, um dos idealizadores do projetor, o equipamento é de fácil manuseio e dará mais mobilidade ao professor. “Com o equipamento, o professor poderá utilizar os recursos multimídias na própria sala e deixar as aulas mais atrativas.”

Coordenações estaduais do Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo Integrado) e representações estaduais da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undimes) também receberão uma unidade do projetor. Os critérios para a distribuição nas escolas serão definidos após a compra dos equipamentos, mas as escolas deverão ter no mínimo internet e fazer parte do Proinfo. Além disso, estados e municípios poderão aderir ao edital realizado pelo MEC para compra dos equipamentos.

Para outras informações sobre a realização da licitação acesse o Pregão de nº 42/2010 na página do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

Assessoria de Imprensa da Seed

Assunto(s): Edital , Proinfo Integrado
X
Fim do conteúdo da página