Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Educação profissional e tecnológica

Projeto Pescar adere ao Escola de Fábrica

  • Terça-feira, 18 de janeiro de 2005, 08h28
  • Última atualização em Quarta-feira, 09 de maio de 2007, 06h25

A representante da Fundação Projeto Pescar, Beatriz Goldschmidt, entregou ao secretário-executivo adjunto do Ministério da Educação, Jairo Jorge, a documentação final referente ao credenciamento de instituição gestora do projeto Escola de Fábrica, lançado em 26 de outubro do ano passado pelo ministro Tarso Genro.

O projeto visa à formação profissional de jovens oriundos de famílias com renda per capita de até um salário mínimo, de 15 a 17 anos, nas próprias empresas. O MEC vai financiar a bolsa dos alunos durante seis meses, nos dois primeiros anos, totalizando um investimento de R$ 25 milhões no projeto. A Fundação Projeto Pescar, que servirá de modelo para o Escola de Fábrica, é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, mantida por empresas e apoiada por instituições privadas e públicas, nacionais e internacionais.

"A experiência da Fundação Pescar tem universalidade para ser aplicada, razão pela qual queremos transformá-la em política pública", explicou Jairo Jorge. Para a representante da fundação, o Escola de Fábrica é uma grande oportunidade para os jovens de todo o país. A assinatura do protocolo final entre o MEC e o Projeto Pescar está prevista para o próximo mês.

Cidadania - Criada em 1995 para disseminar o modelo pioneiro de franquia social desenvolvido pelo Projeto Pescar no Brasil, a fundação tem como principal atividade sensibilizar e envolver organizações empresariais no resgate da cidadania e no preparo profissional de adolescentes de baixa renda por meio do exercício de uma profissão, de modo a promover a inclusão social.

As inscrições para o Projeto Escola de Fábrica terminam no domingo, dia 16. A relação das instituições pré-selecionadas será divulgada no dia 21. Os técnicos da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) já estão organizando o curso de capacitação para as instituições pré-qualificadas, entre os dias 27 e 28 deste mês. A partir do curso, o MEC selecionará as primeiras organizações a implantarem o projeto.

Repórter: Lívia Jappe

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página