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Educação profissional

Brasileiros vão à França para seminário sobre governança

  • Sexta-feira, 05 de novembro de 2010, 15h49
  • Última atualização em Sexta-feira, 05 de novembro de 2010, 17h31
Representantes do Ministério da Educação participam, de 8 a 12 de novembro, em Paris, do seminário Gestão e governança dos estabelecimentos de educação profissional. A missão brasileira também conhecerá as estratégias adotadas pelo governo francês para legitimar conhecimentos práticos adquiridos fora da escola. A intenção é utilizar o aprendizado no programa Certific.  

De acordo com Rodrigo Torres, assessor internacional de educação profissional do MEC, a iniciativa faz parte do protocolo assinado em 2008 pelos Ministérios da Educação do Brasil e da França. O documento prevê a realização de seminários temáticos em ambos os países e a constituição de uma rede de intercâmbio entre os institutos federais e liceus franceses.

Para constituir essa rede, foi feita em abril do ano passado uma chamada pública para a escolha de projetos de cooperação bilateral. Foram selecionados projetos dos institutos federais de São Paulo, Fluminense, Santa Catarina e Sul-Rio-grandense. Na missão, representantes dos institutos conhecerão experiências de instituições parceiras nas áreas de indústria aeronáutica, automotiva e eletrônica, saúde pública e assistência social, turismo, hotelaria e gastronomia.

Durante o seminário, será assinado o programa-executivo de trabalho Brasil-França. “Esse programa definirá como serão trabalhados projetos em todas essas áreas”, explicou Rodrigo Torres. O evento trará temas como o posicionamento dos estabelecimentos em seu contexto institucional; a autonomia dos estabelecimentos públicos locais de ensino: a proposta pedagógica dos liceus de ofício; a gestão financeira dos liceus e avaliação das unidades de ensino.

Legitimação - Já nos encontros com representantes do Ministério da Educação da França, o tema será a validação das competências adquiridas por experiência. Na pauta do encontro, a origem, funcionamento, princípios e desafios desse tipo de estratégia naquele país. Outra temática será a validação das competências adquiridas como ferramenta de gestão do trabalho. Para finalizar, será feito um balanço da validação na França, com discussão de novas diretrizes e perspectivas de desenvolvimento.

Ana Júlia Silva de Souza
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