Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Encontro no Rio debate parcerias
Início do conteúdo da página
Educação profissional e tecnológica

Encontro no Rio debate parcerias

  • Terça-feira, 25 de janeiro de 2005, 12h53
  • Última atualização em Quarta-feira, 09 de maio de 2007, 09h28

Firmar parcerias é o objetivo de reunião que teve início na manhã de hoje, dia 25, na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro. O encontro tem a participação do representante do MEC no Rio, professor William Campos; de reitores de universidades federais; representantes do Instituto Benjamin Constant (IBC); do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines); do Colégio de Aplicação, dos centros federais de educação tecnológica (Cefets) e da professora Lúcia Helena Lodi, diretora do Departamento de Ensino Médio do MEC.

Segundo o secretário de educação fluminense, Cláudio Mendonça, a iniciativa da Representação do MEC tem a finalidade de expandir parcerias e discutir novos projetos, com soluções modernas e criativas. Cada órgão apresentará suas demandas e propostas.

"Existem 11,3 mil escolas no Rio de Janeiro. Temos que firmar parcerias para garantir a qualidade do ensino. Vamos apresentar problemas e soluções na rede estadual e ouvir a expectativa dos órgãos", disse Mendonça. Segundo ele, a relação entre o MEC e a secretaria é importante, principalmente no que se refere a investimentos. "O Rio de Janeiro deve estar à frente da discussão sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb)."

Programas - Lúcia Lodi apresentará os programas do MEC para o ensino médio, entre eles o Ética e Cidadania, o Prêmio Ciências e o Programa do Livro Didático. "Vamos discutir o desenvolvimento de feiras de ciências e o estímulo aos professores. Traçar um perfil de ações que apóiam os gestores na melhoria da qualidade do ensino básico", disse.

Para a reitora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), Malvina Tuttman, é impossível desenvolver ações que mostrem o compromisso social da universidade sem a interação com o poder local. "É necessário que haja esse elemento de ligação entre o governo federal e o estadual", disse. (Assessoria de Imprensa da Remec-RJ)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página