Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Professor de classe multisseriada passa por curso de formação
Início do conteúdo da página
Intercâmbio cultural

Estudantes brasileiras farão expedição por Espanha e Peru

  • Quarta-feira, 15 de junho de 2011, 11h07
  • Última atualização em Quarta-feira, 15 de junho de 2011, 11h11
As estudantes Clara Oliveira Gomes dos Santos e Thais da Silva Sales embarcam nesta quarta-feira, 15, rumo ao Peru e à Espanha, na 26ª edição da expedição Ruta Quetzal. Elas visitarão o território percorrido por Baltazar Martinez Compañon, bispo de Navarra, durante o reinado de Carlos lll na Espanha (1759-1788).

Compañon foi o mais importante precursor da arqueologia ibero-americana, quando essa ciência vivia seus primórdios na Europa.

Clara, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná, e Thaís, do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) do Rio de Janeiro, passarão por Lima, Huacho, Trujillo, e Cajamarca, no Peru, e por Madri, Navarra, Guipúzcoa, Cantábria e Astúrias, na Espanha. Na terça-feira, 14, Clara foi recebida na Embaixada da Espanha pelo ministro conselheiro Juan José Buitrago.

A Ruta Quetzal é uma iniciativa do Ministério de Assuntos Exteriores e Cooperação de Espanha. O governo espanhol promove a expedição há mais de 20 anos, como forma de apresentar aos estudantes o patrimônio histórico e cultural hispânico na Europa e na América Latina. “Não se pode compreender a Espanha sem a história, a cultura e os laços que temos com a América Latina”, disse Buitrago. A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação apoia a Ruta Quetzal desde 1993.

Clara espera, com o intercâmbio cultural, obter domínio da língua espanhola. Ela acredita que os novos conhecimentos serão fundamentais para sua vida acadêmica.


Ana Júlia Silva de Souza
X
Fim do conteúdo da página