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Educação profissional

Para ministro, formar docentes ajudará a manter o crescimento

  • Segunda-feira, 06 de fevereiro de 2012, 18h06
  • Última atualização em Terça-feira, 07 de fevereiro de 2012, 14h56
Dênio Arantes, novo presidente do Conif, o secretário executivo do MEC, Henrique Paim, ministro Mercadante, Cláudio Ricardo de Lima, que deixa a presidência da entidade, e o secretário de educação profissional, Eliezer Pacheco (Foto: Fabiana Carvalho)Para o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, formar docentes por meios dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia é estratégico para o desenvolvimento brasileiro. “Precisamos aproveitar a vocação e os perfis tecnológico e científico dos institutos federais para promover políticas estratégicas de motivação para formar novos professores”, afirmou na tarde desta segunda-feira, 6, durante a posse da nova diretoria do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Mercadante destacou que os institutos federais têm um papel decisivo para a interiorização e desconcentração do conhecimento e devem ser vistos como uma referência fundamental aos demais sistemas de ensino. “Temos que continuar avançando numa educação que prepare o Brasil para a continuidade do crescimento”, enfatiza.

Bacharel em física e matemática pela Universidade de Brasília, mestre em física e doutor em ciências dos materiais pela Unicamp, o novo presidente do Conif vai ao encontro do que o ministro prega. “A rede federal é um vetor estratégico para a continuidade do desenvolvimento do país. Precisamos formar milhares de profissionais e cidadãos que possam contribuir para o desenvolvimento brasileiro”, disse, ao tomar posse.

O corpo dirigente do Conif também será formado pelo reitor do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, Sérgio Pedini, como vice-presidente, além de Cláudia Schiedeck, reitora do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, e Ailton Ribeiro de Oliveira, dirigente do Instituto Federal de Sergipe.

Assessoria de Comunicação Social
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