Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Inclusão: escolas expõem métodos
Início do conteúdo da página
Educação profissional

Presidenta participa de cerimônia de formatura do Pronatec em Campinas

  • Quinta-feira, 29 de agosto de 2013, 18h39
  • Última atualização em Quinta-feira, 29 de agosto de 2013, 18h40
Campinas (SP) A presidenta Dilma Rousseff participou, na tarde desta quinta-feira, 29, em Campinas (SP), da cerimônia de formatura de 1,7 mil alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), voltado para alunos beneficiários do Brasil Sem Miséria.

 

“O Brasil precisa imensamente de profissionais com capacidade de trabalho que tenham uma especialização”, afirmou Dilma. “Porque somos um país que está se desenvolvendo rapidamente. Os trabalhos menos especializados perderão importância, e aqueles que pareciam menos especializados vão mudar, com a chegada do computador.”

 

Desde o início de 2013, já foram matriculadas 3.184 alunos em Campinas, onde estão disponíveis 5.555 vagas a serem preenchidas até o final do ano, totalizando recursos de R$ 11,1 milhões. Em 27 de agosto, o Pronatec alcançou a marca de 657.241 matrículas em 1.872 municípios. Esse total representa mais de 60% da meta de qualificar 1 milhão de brasileiros para o mercado de trabalho até 2014.

 

O programa oferece 553 cursos de formação inicial e continuada, em diferentes áreas, com duração mínima de 160 horas. O curso mais procurado em todo o Brasil é o de auxiliar administrativo, com quase 75 mil matrículas – 12,1% do total.

 

Dentre os cursos mais demandados em Campinas, destacam-se o de operador de máquina de usinagem com comando numérico computadorizado; auxiliar de operações e logísticas, operador de empilhadeira; operador de torno com comando numérico computadorizado; operador de fresadora com comando numérico computadorizado; desenhista mecânico; soldador no processo eletrodo revestido aço carbono e aço baixa liga, e eletricista industrial.

 

Campinas também conta com ações do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas), destinado a custear mobilização, divulgação, encaminhamento e acompanhamento dos alunos do Pronatec. O município recebeu repasse de R$ 640 mil para execução dessas ações em 2013.


Blog do Planalto

 

 

X
Fim do conteúdo da página