Presidenta participa da formatura de 2 mil estudantes em Minas
A presidenta da República, Dilma Rousseff, participou na manhã desta quarta-feira, 23, em Belo Horizonte, da formatura de 2 mil estudantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Os formandos fizeram cursos de formação inicial e continuada e cursos técnicos ofertados pelo Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais (Coltec-UFMG), pelo Senai e pelo Senac. A cerimônia contou com a presença do ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
Os formandos são beneficiários da bolsa-formação, que busca expandir a capacidade de oferta das redes de educação profissional e tecnológica, a fim de atender prioritariamente a estudantes, trabalhadores e beneficiários de programas federais de transferência de renda.
Em Minas Gerais, desde 2011, foram realizadas 189,5 mil matrículas em cursos da bolsa-formação ofertados pelos serviços nacionais de aprendizagem, e pelas redes federal e estadual de educação profissional e tecnológica. Apenas em 2013, mais de 130 mil matrículas já foram realizadas no estado.
De acordo com a presidenta Dilma Rousseff, a formação profissional e tecnológica aumenta a competitividade do Brasil. “A formação técnica, profissional é um grande caminho, porque um país como o nosso, para crescer, se desenvolver, se transformar numa nação rica, tem que qualificar tecnicamente seus trabalhadores. Precisa dar importância a eles, porque não existe país desenvolvido sem trabalho técnico qualificado”, destacou Dilma.
Segundo o ministro Aloizio Mercadante, a educação precisa ser uma prioridade para o país continuar a se desenvolver, uma vez que o mercado está mais exigente. “Estamos ampliando a escolarização desde cedo, desde a educação infantil. Para o Brasil crescer precisa colocar a educação em primeiro lugar”, afirmou o ministro.
Desde que foi criado em 2011, o Pronatec já recebeu 4,7 milhões de matrículas em todo país.
Educação Infantil – Ainda durante a visita da presidenta à capital mineira, Dilma Rousseff inaugurou duas unidades de educação infantil e participou da assinatura de termos de compromisso para a construção de 44 novas unidades de educação infantil no município.
Somente no estado de Minas Gerais, 727 creches foram aprovadas pelo Proinfância, das quais 161 já estão concluídas e 329 já estão com obras iniciadas – as demais estão em fase de planejamento. Em todo o país, já são 1.180 creches concluídas, além de 3.068 com obras iniciadas.
Assessoria de Comunicação Social