Canadá recebe professores da rede federal para intercâmbio
Para ampliar os conhecimentos em gestão e organização na área de pesquisa aplicada articulada com o setor produtivo, um grupo de 43 docentes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica fará intercâmbio com instituições canadenses. Os servidores viajaram para o Canadá no sábado, 15, e participarão de atividades em 19 instituições daquele país por três meses.
Entre os focos do programa estão a construção de conteúdos curriculares articulados às demandas regionais; o processo de atração de empresas; estudos dos papéis entre os atores do desenvolvimento de pesquisa básica, aplicação de pesquisas e os espaços para financiamento, tanto do governo quanto da iniciativa privada.
Além de vivenciar projetos e processos voltados para o atendimento à demanda de mercado nas áreas tecnológicas, os servidores da rede ficarão em contato direto com pesquisadores e empresas de referência mundial em pesquisa aplicada. Ao retornar, os pesquisadores disseminarão as boas práticas na promoção da pesquisa aplicada e na captação de projetos e recursos, e proporão um plano de capacitação para os servidores da rede, na prática de educação profissional e pesquisa aplicada.
A ação é resultado de parceria entre a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e a Associação dos Colleges Comunitários Canadenses (ACCC).
Assessoria de Comunicação Social