Museu de Anatomia da UnB leva parte do acervo a exposição
O Museu de Anatomia Humana da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (UnB) apresentou parte de seu acervo no estande montado para a exposição da 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada de 13 a 19 de outubro último, em Brasília. Os visitantes puderam acompanhar a evolução da formação do ser humano e visualizar peças anatômicas de órgãos sensoriais.
De acordo com a professora Viviane Urbini Vomero, estudantes de medicina da universidade, futuros médicos, participam de projetos ligados à comunidade, como visitas a escolas de educação básica e participação em eventos científicos. “Uma vez por semestre, os estudantes desenvolvem atividades em postos de saúde do Paranoá, Itapoã e São Sebastião [regiões administrativas do Distrito Federal] atendidas pela faculdade de medicina”, explica.
A professora considera a iniciativa importante, tanto para os alunos da universidade, que têm uma inserção maior na realidade, quanto para os estudantes dessas localidades, que mantêm contato maior com a universidade. “Isso serve como estímulo e meta para o futuro”, diz. Formada em fisioterapia, com mestrado e doutorado em biologia celular e estrutural na área de anatomia, Viviane está no magistério há dez anos. “Sempre sonhei em ser professora”, revela.
Sementes — Outro destaque no estande da UnB foi o Laboratório de Sementes Florestais, com o projeto Semeando o Cerrado: Educar e Monitorar. As alunas Letícia Mendes e Ana Beatriz de Freitas, do curso de engenharia florestal, estagiárias do laboratório, deram explicações sobre árvores típicas do cerrado e mostravam sementes de baru, copaíba, jatobá, mogno, faveira e jacarandá.
“O laboratório recebe demandas de pessoas que compraram sementes e pedem a análise para saber se são viáveis”, diz Letícia. “Nós acompanhamos os testes de viabilidade, feitos pelos alunos, que envolvem pontos como germinação e envelhecimento acelerado.”
O Museu de Anatomia Humana da UnB fica aberto à visitação pública no campus Darcy Ribeiro, na Asa Norte de Brasília, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h. As visitas podem ser marcadas pelo telefone (61) 3107-1920 ou no endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Fátima Schenini
Saiba mais no Jornal do Professor