Estudantes criam projeto para descarte de resíduos recicláveis
Estudantes do curso superior de saneamento ambiental no campus de Aracaju do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) desenvolveram projeto de coleta seletiva solidária que deve descartar adequadamente mais de 63 quilos de material por mês. O que for coletado será destinado à Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care) para beneficiar 45 cooperados do bairro Santa Maria, na capital sergipana.
A iniciativa vai permitir que a instituição controle o impacto ambiental proveniente dos resíduos sólidos e se adeque à legislação que instituiu a separação de lixo reciclável descartado pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta. A destinação dos resíduos às associações e cooperativas dos catadores fortalece essas organizações e contribui para a inclusão socioeconômica.
Desde o final do ano passado, os setores administrativos e salas de aula do campus de Aracaju recebem a visita dos estudantes José Carlos Silva Gomes, Marivânia Pereira dos Santos e Rosivânia dos Santos Marques, mobilizadores da campanha. Eles orientam servidores, alunos e pessoal terceirizado sobre o desenvolvimento do projeto. “Para que a implantação aconteça efetivamente é necessário que a comunidade acadêmica faça a separação adequada dos resíduos e observe o local correto para a destinação, conforme a sinalização”, afirma José Carlos Gomes, estudante do sexto período do curso de saneamento ambiental.
A iniciativa de implantar o projeto de coleta seletiva solidária partiu dos próprios estudantes, em 2014, em aulas da disciplina gestão de resíduo sólido. “Achamos viável fazer um projeto que oferecesse soluções para a problemática dos resíduos sólidos gerados no campus de Aracaju”, explica Rosivânia.
O projeto foi inscrito na Mostra de Pôsteres do 3º Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (Fmept), que será realizado em Recife, em maio próximo.
Assessoria de Comunicação Social